terça-feira, 22 de março de 2011

LIVRANDO-SE DA ANSIEDADE




Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. (Fp 4.6)
“A ansiedade é, talvez, o pecado mais universal, o mais esgotante, o mais bobo e o mais inútil”.

A ansiedade constitui-se no distúrbio psiquiátrico de maior prevalência na população geral. Ansiedade pode ser conceituada como uma ânsia ou Nervosismo. É uma característica biológica do ser humano que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão. Trata-se de um estado psíquico causado pela produção excessiva de pensamentos e emoções intensos.
Em níveis normais ela é benéfica, pois gera motivação e incentivo. Impulsiona à ação, ao trabalho, às conquistas. Entretanto, quando a ansiedade se torna excessiva ela faz sofrer por antecipação. O problema em si ainda nem aconteceu, e muitas vezes nem chega a acontecer, mas lá está o ansioso sofrendo por antecedência. A pessoa ansiosa se pré-ocupa, ou seja, se ocupa antes do tempo, antecipa sofrimentos, vive hoje os problemas de amanhã.
Ansiedade é Pecado
Paulo escreve: “Não andeis ansiosos!”. Este não é apenas um conselho ou uma sugestão, esta é uma ordem imperativa das escrituras.
A Bíblia diz: “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23b). Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age e que não se interessa por nós. Entretanto o ensino do apóstolo Pedro nos adverte que “Ele tem cuidado de vós”. Viver ansioso é levantar dúvidas sobre o grande cuidado de Deus pelos seus filhos.
Ansiedade é inútil e desnecessária
“Quem dentre vós por mais ansioso que seja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?”. Um côvado é uma medida de comprimento que equivale a 46 cm. A pergunta de Jesus é a seguinte: Quem se preocupa vive mais? Jesus está nos ensinando sobre a inutilidade da ansiedade. Viver ansioso não nos faz viver mais e pode até nos fazer viver menos. A ansiedade não nos auxilia na solução de problemas, pois a solução não está na nossa inquietação, e sim no fato em si. Viver ansioso não resolve nossas crises, e o pior, nos faz sofrer ainda mais, e muitas vezes por coisas que nem sequer chegam a acontecer.
Conta-se que um doente de um hospital psiquiátrico permanecia com o ouvido encostado na parede. A enfermeira, um dia, perguntou-lhe: "O que você está fazendo aí?" "Silêncio!" cochichou o doente, acenando para que a enfermeira também encostasse o ouvido na parede. A enfermeira concordou e permaneceu ali durante uns minutos, prestando atenção: "Não estou ouvindo nada!" ela disse. "Eu também não" replicou o doente com a testa franzida. "É assim o dia inteiro!" – Quantas vezes gastamos nosso tempo e nossas energias sofrendo por coisas que nem chegam a acontecer!
Ansiedade é prejudicial
"As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente." A ansiedade crônica rouba alguns anos de vida, porque provoca um acentuado dispêndio de energia. Além de ser inútil, ela entristece, adoece — física e emocionalmente — e envelhece.
A ansiedade se torna prejudicial na medida em que rouba tempo e energia que deveriam ser gastos na edificação do reino de Deus. (Mt 6.33). Ela é como uma cadeira de balanço: mantém você ocupado, consome suas energias, porém, não o leva a lugar algum.
Ansiedade gera doenças
Dependendo do grau ou frequência pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade e depressão. Além desses males de natureza psicológica a ansiedade pode gerar doenças psicossomáticas, (que se manifestam no soma corpo, mas que tem sua origem na psiquê, alma) como, gastrite nervosa, úlcera, hipertensão e outros.
Ansiedade afeta não apenas o ansioso
O pior é que a ansiedade rotineira não prejudica apenas o ansioso, mas também aqueles que convivem com ele em casa, na igreja e no trabalho, incluindo o cônjuge, os filhos e os amigos. Conviver diariamente com um ansioso não é uma tarefa fácil!
Afeta nossas emoções, nossa intelecção e nossas ações.
A ansiedade afeta as emoções gerando sentimentos que não são produtos de uma vida cristã com qualidade espiritual. O Ansioso vive irritado, inquieto. A ansiedade se torna o mais terrível e constante carcereiro de nossas emoções.
A ansiedade afeta a intelecção, ou seja, a capacidade de diagnóstico. O ansioso passa a ver as coisas em dimensões diferentes do que realmente são. Ele vive enxergando “tempestade em copo d’água”. O ansioso em sua visão maximiza seus problemas e os obstáculos da vida enquanto minimiza sua visão acerca da ação presente e poder de Deus.
A ansiedade afeta as ações. A ansiedade é um fator limitante! O ansioso anda em círculos. Em vez de avançar e seguir em frente, vive gravitando em torno de suas inseguranças, de seus medos e de suas inquietações.



COMO SE LIVRAR DA ANSIEDADE?
Aterrize-se, seja realista!
O evangelho capitalista que temos ouvido tantas vezes tem gerado em nós uma sede desenfreada por resultados imediatos, fazendo com que o evangelho seja mero instrumento de, “transformar pedras em pães” e satisfazer nossas necessidades, desejos e caprichos. Somos vidrados em resultados. O verdadeiro evangelho produz também resultados, no entanto, produz muito mais ao longo do processo. O Evangelho produz a longo prazo.
A verdade é que nem sempre a “figueira vai florescer ou os currais vão estar cheios de gado” (Hc 3.16,17). Jesus advertiu que teríamos aflições, mas ele deixou bem claro “tenho dito isso para que tenham paz” (Jo 16.33). A paz não virá com a ausência de lutas e crises, mas a paz virá mesmo em meio ou apesar delas.
Aterrize-se! Seja realista! Dores, perdas, frustrações, conquistas, vitórias, bênçãos, sentimentos e circunstâncias marcadas pela contradição. Este é o diário de bordo da nossa história! A bíblia não garante que conquistaremos todas as batalhas, mas nos assegura que poderemos encontrar a paz, mesmo no meio de uma tempestade!

Oração com ações de graças
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Fp 4.6).
A receita é muito simples. Sempre que uma inquietação incomodá-lo, apresente essa preocupação diante de Deus por meio da oração confiante, súplicas e ações de graças, Assim você evitará que essa sensação se transforme em ansiedade. Deus fará com que você passe a enxergar e localizar as coisas boas da vida e os livramentos passados, diminuindo a tensão interna e trazendo a “paz que excede todo o entendimento”.
Exercite sua fé!
“Quanto mais a vós outros, homens de pequena fé.” (Mt 6.30). Aceite o fato de que mesmo os homens e mulheres de pequena fé também são alvos do cuidado de Deus.
Em 1 Pe 5.7 está escrito: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês”.(NVI). Sobre essa passagem Bill Bright disse certa vez: Reconheci que, em minha vida, ou sou eu que carrego os fardos ou é o Senhor Jesus. Não podemos carregá-los juntos, e eu decidi lançá-los sobre Ele.
Lançar sobre ele toda ansiedade, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam. Somos libertos da pressão deles. Então poderemos experimentar o que diz o Salmo 68.19: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação".

Aprenda a viver feliz em todo o tempo!
Maturidade é viver em tensão entre o real e o ideal. Seria tão bom viver o ideal. Seria ótimo estalar os dedos e controlar os sentimentos e as circunstâncias. Mas a realidade não é assim. Felicidade é um aprendizado diário. Veja as palavras de Paulo em Fp 4.12,13:
“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (NVI)
Nosso grande desafio é orar e suplicar com ações de graças. Não é fácil ser grato quando não há aparentes razões para isso; mas o segredo é agradecer, mesmo quando não há muitos motivos, e então, Deus nos dará muitas razões para ser grato.
CONCLUSÃO
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
A ansiedade trabalha em nossas emoções e em nossos pensamentos, ou seja, no coração e na mente. É exatamente ali que a paz de Deus quer atuar, “guardará o vosso coração e a vossa mente”. Deixe que a “Paz de Deus” ocupe todo o espaço da alma e então a ansiedade não encontrará nenhum lugar para penetrar.
A expressão “guardará” significa "pôr guarda à volta". “A paz de Deus vai andar em volta dos muros e das torres da nossa vida. Nós estamos dentro, e as atividades da mente e do coração estão produzindo essas ansiedades e perturbações do lado de fora. Mas a paz de Deus as manterá do lado de fora, e nós mesmos, do lado de dentro, estaremos em perfeita paz”.( D. Martyn Lloyd-Jones)
Deus quer que você desfrute da “paz de Deus, que excede todo o entendimento”. Ou seja, paz que não se explica. Paz que ultrapassa toda a lógica humana. Paz que fez com Jesus repousasse sobre uma almofada, mesmo no meio de uma tenebrosa tempestade. (Mt 8. 24b) Essa é a paz de Deus! Nem sempre os obstáculos serão removidos ou os problemas serão solucionados, mas nós seremos “guardados” pela Paz de Deus.
Somos apenas um detalhe, mas com Jesus fazemos a diferença.
Um grande abraço, do Pastor Elismar Veiga



O DESERTO – Pastor Gustavo Bessa
O deserto, diferentemente do que alguns podem pensar, não é um lugar de solidão, mas, sim, de encontro. é na experiência do deserto que somos levados a nos encontrar com nós mesmos e com Deus. Sem dúvida, é estranho imaginar que não nos conhecemos. Afinal, convivemos com nós mesmos o tempo todo! Contudo, geralmente nos esquecemos de que o nosso coração é extremamente enganoso. Por vezes sem conta, ele nos prega peças, ele nos engana, ele nos ilude, ele nos faz pensar que somos o que não somos e que temos o que não temos.

Muitas pessoas são levadas a imaginar que são boas porque fazem coisas boas. Contudo, o que muitas pessoas podem não perceber é que fazem coisas boas, não por causa dos outros, mas, sim, por causa delas mesmas. Ajudam os outros por egoísmo ou vaidade: ou querem aliviar a consciência de alguma culpa ou desejam ser admiradas pelo que fazem. Outros, por sua vez, podem ajudar por simples motivação política, e, não, porque amam alguém e se importam com o povo.

Por isso a experiência do deserto é fundamental para a caminhada cristã. Enquanto o coração tenta nos esconder de nós mesmos, Deus usa o deserto para nos levar ao encontro daquilo que realmente somos. Percebemos que aquilo que imaginávamos ser não é aquilo que realmente somos. No deserto, nós somos desmascarados e as realidades mais escondidas do nosso coração são trazidas para fora. Aqueles quartos da nossa alma, que durante anos permaneceram fechados e "protegidos" pela escuridão, têm as suas portas abertas e seus segredos revelados.

A ira, outrora oculta, é revelada. A ansiedade, antes guardada na escuridão, vem para fora. A arrogância, que antes se escondia atrás de uma falsa humildade, vêm à tona. O medo, que se ocultava atrás de vestes de coragem, mostra a sua força. A liberalidade, que parecia tão altruísta, mostra-se como fruto do egoísmo. A santidade, que parecia motivada por amor a Deus, revela-se motivada pelo apego ao legalismo. No deserto, as portas do coração são escancaradas e o manso pode revelar-se iracundo; o tranquilo, ansioso; o humilde, arrogante; o corajoso, cheio de medo; o altruísta, egoísta; e o santo, legalista.

Quando o povo de Israel estava para entrar na Terra Prometida, o Senhor lhes falou sobre o deserto como esse lugar de encontro do homem consigo mesmo: "Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos" (Dt 8.2).

Não era Deus quem precisava conhecer o coração dos israelitas. Deus conhece todas as coisas, inclusive as profundezas do coração do homem. para o deserto. Mas eram os israelitas quem precisavam se conhecer a si mesmos. E por isso, Deus os levou ao deserto! Eles precisavam descobrir quem eles realmente eram! Eles não se conheciam de fato!

Depois de terem saído do Egito, os israelitas fizeram aliança com Deus e proclamaram em alta voz que eram e sempre seriam fiéis e obedientes a Deus. Contudo, a experiência do deserto revelou o contrário acerca desses homens e mulheres. Repetidas vezes, eles mostraram que, no seu coração, eles eram murmuradores, inconstantes e desobedientes. O deserto foi o lugar onde os israelitas puderam saber quem eles realmente eram e o que estava guardado em seus corações.

Por outro lado, o deserto é também o lugar do encontro com Deus. é somente nesse lugar onde as nossas fraquezas são expostas, as nossas forças se acabam, os nossos argumentos cessam, a nossa beleza vai embora, o nosso dinheiro desaparece, os nossos limites são revelados e a nossa humanidade se manifesta; é somente nesse lugar que reconhecemos a nossa necessidade de Deus. E, para a nossa surpresa, os nossos olhos são abertos para percebermos que Deus sempre esteve ali, do nosso lado, aguardando o momento em que buscaríamos por Ele. O deserto é o lugar onde percebemos que Deus está sempre perto e sempre disposto a graciosamente se encontrar conosco.



O CHAMADO DE LEVI – Lc 5.27-32
INTRODUÇÃO – Nós estamos vivendo em um contexto social interessante onde está se falando muito em auto-estima, em amor-próprio.
Querida, você precisa se amar. Este tipo de conselho se ouve muito hoje.
-Academia, jogar bola, caminhadas, filmes.
-Realmente precisamos nos amar, “eu preciso me amar”. A bíblia diz: “Amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Então, para amar o meu próximo eu tenho que PRIMEIRO amar a Deus e depois amar a mim mesmo.
-Todas as coisas que citei como Academia, lazer, etc. em si mesmos, elas não são pecado, são coisas boas e que faz bem para o corpo e para o ego. Mas, eu preciso buscar a Deus para ter discernimento para saber onde termina essa questão do amor-próprio e começa o egoísmo. Nós vamos ver, neste texto, acerca de um homem que atendeu ao chamado de Jesus e não pensou somente em si mesmo, mas nos outros que também precisavam de Jesus.
I-As circunstancias da chamada de Levi – Na época de Jesus os judeus eram dominados pelos romanos. O governo de Roma impôs impostos pesados ao povo judeu e o + interessante é que Roma constituiu como cobradores desses impostos homens judeus, que passaram a ser chamados de publicanos. Esses cobradores de impostos eram tidos como traidores da nação e ladrões. Eram, portanto homens discriminados e rejeitados em Israel. Nesta situação estava enquadrado o Levi.
O texto diz que tendo Jesus saído de casa “viu um publicano sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me”.
O que podemos aprender com Levi? Que lições deste texto podemos aplicar em nossas vidas?
“Um publicano, sentado na coletoria”. Vejam as circunstancias em que se encontrava o Levi.
Um publicano= traidor, ladrão. Sentado na coletoria= no local do crime, no local de roubo. Isso fala de comodismo, senhor da situação, de concordância com a situação. Era lucrativo e provavelmente desonesto.
PRÁTICA – Existem crentes que se encontram em situações semelhantes à de Levi. Estão em trabalhos que segundo eles precisam mentir para se ter um LUCRO MAIOR. Outros até dizem: “Pr., eu recebi uma bênção”. É? Entao, conta a “bença”. “Arrumei um emprego na Prefeitura em que eu não preciso trabalhar, pois é só ir lá e assinar o ponto todo dia que o dinheiro vai estar na conta todo mês”. Isso é roubo, é desonestidade. Mas isso não acontece só na prefeitura não. Existem muitos que estão como o Levi: Sentados. Acomodados com a situação. Achando bom, pois o lucro é grande. Existem pessoas que não estão desonestas materialmente falando, no trabalho, etc., mas existem crentes desonestos espiritualmente ou mesmo ministerialmente falando. Crentes desonestos diretamente para com Deus. Deus tem nos dado dons e talentos e o que eu tenho feito com eles? Muitos estão assentados na coletoria como Levi. NOTA – Não entregar os dízimos é ingratidão e desonestidade para com Deus, mas não usar os dons e talentos E OS BENS MATERIAIS/FINANCEIROS que Deus tem lhes dado TAMBEM É INGRATIDÃO E DESONESTIDADE PARA COM DEUS.
Exemplos: Deus quer a sua casa para um grupo de vida. “Ah pastor, mas eu vou gastar com isso ou com aquilo”. Vem cá, quem é o da sua vida? Quem é o dono do ouro e da prata? O que a gente faz para o Senhor ou para o próximo não é gasto, MAS INVESTIMENTO.
II - A disposição de Levi - vv. 28 – O Levi estava sentado na coletoria e Jesus foi passando por ali e o chamou: “SEGUE-ME, e ele tendo deixado tudo, o seguiu”.
Podemos observar três coisas interessantes neste versículo:
1 – Deixando tudo – Eu não sei exatamente a circunstancia em que você se encontra hoje, seja na sua vida profissional, sentimental ou espiritual. Eu não sei onde, nessas dimensões, você está sentado, mas DEUS SABE. O que eu quero lhe dizer nesta noite é que Jesus está aqui e está olhando para você e lhe dizendo: “SEGUE-ME”.
Quando o Levi ouviu este chamado ele não impôs condições para seguir a Jesus.
Ele não procurou algum tipo de desculpa ou justificativa. Ele não pediu um prazo para Jesus. Ele não disse : “Senhor, não vês que estou em meu emprego”? Levi não perguntou o que IRIA GANHAR COM AQUILO. O texto diz: “Deixando tudo...”. Levi deixou aquele emprego desonesto, aquela vida embaraçada, aquele lucro associado a culpa, DEIXOU TUDO.
PRÁTICA – Nesta noite o Senhor Jesus te convida a segui-Lo, mas com a mesma disposição que teve o Levi. Deixe a mentira, deixe o lucro desonesto, deixe a hipocrisia, deixe o orgulho e a arrogância, deixe a idolatria.
2 – Levantou-se – O Levi levantou-se. Eu penso que esse levantar aqui tem dois significados:
a) Protestar e rejeitar – Com a atitude de levantar-se o Levi estava dizendo que protestava e rejeitava a vida de pecado que estava levando.
b) Aceitação – Eu aceito seguir a Cristo. Eu aceito a nova vida em Cristo. Eu aceito viver para Deus. Isso se chama conversão. Fé + atitude= CONVERSAO.
PRÁTICA – Levante-se, nesta noite, e assuma uma nova posição diante do Senhor. Proteste contra a mentira, contra o pecado, contra o adultério. Rejeita a vida carnal que você tem levado. Assuma uma nova postura diante do Senhor, nesta noite.
Levi, certamente, estava cansado de ser rotulado como publicano e pecador. O Senhor te convida, nesta noite, a tirar o rótulo de crente frio ou descompromissado ou em cima do muro ou de mau testemunho, tire esse rótulo de sua vida e deixe o Senhor te rotular. SERVO FIEL, DISCíPULO DE CRISTO, ELEITO DO SENHOR, EMBAIXADOR DE CRISTO, LUZ DO MUNDO E SAL DA TERRA. Levi não teve apenas o seu nome mudado PARA MATEUS, mas de publicano ele passou a ser APÓSTOLO DE JESUS.
c) E o seguiu – “Aquele que quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me”. Palavras do Senhor Jesus.
III - A gratidão de Levi- VV.29 – Levi aceitou o chamado de Jesus em sua vida e queria de alguma forma agradecer ao Senhor e ao mesmo tempo compartilhar com os amigos e parentes acerca de sua nova vida e ENTÃO PROMOVEU uma festa. Ofereceu um banquete a Jesus e convidou todos os seus ex-colegas de oficio. O texto diz que ali, na festa, HAVIA UMA MULTIDÃO DE PUBLICANOS. Um detalhe importante na pessoa do Levi era que ele exercia influência nos outros. Ele levou uma multidão à sua casa para lhes apresentar Jesus.
OS IGUAIS SE ATRAEM – Pergunte para você mesmo: “Eu tenho influenciado pessoas a servirem a Deus”. “Eu tenho apresentado Jesus aos meus colegas de trabalho”.
Levi era um cobrador de impostos e convidou os seus ex-colegas, cobradores de impostos, para participarem do banquete em sua casa.
Advogados tem amigos advogados, assim também: odontologos, comerciantes, bancários, militares e assim por diante. Estudantes são amigos de estudantes. Qual é o seu papel como discípulo de Jesus? Influenciar essas pessoas a servir a Deus como você.
Mas, infelizmente queridos, o que tem acontecido é que um grande número de crentes que deveriam exercer influência cristã no seu ambiente de trabalho, ou nas festas ou no lazer estão sendo influenciados a deixar o cristianismo, estão sendo influenciados a não terem compromisso com Deus, a servirem o mundo.
Conclusão -
- Vamos fazer como Levi e nos levantar contra essa situação. A vida de Levi teve uma guinada radical. Ele deixou tudo para seguir a Cristo, apresentou-o à comunidade e foi recompensado pelo Senhor sendo escolhido dentre muitos para ser um dos 12 de Cristo.
- Vamos nos levantar da cadeira do comodismo em que estamos assentados e atender ao chamado de Jesus e com certeza a sua vida vai dar uma guinada radical e você vai ver quantas coisas Deus vai fazer através de você e em você.


COMEÇANDO A JORNADA DE AVIVAMENTO - 2 Cr 34. 1-7.
INTRODUÇAO – Na história da Igreja de Jesus podemos identificar vários movimentos de avivamento. Logo depois da Reforma, vários movimentos de despertamento espiritual ocorreram na Europa como o Puritanismo, o Pietismo e Despertamento Evangélico Inglês. Whitefield e Wesley foram os principais expoentes.
Posteriormente os Estados Unidos da América experimentaram três grandes despertamentos espirituais. Isso ocorreu desde o início do século XVIII até meados do século XIX. Desta vez homens como Jonathan Edwards e Charles Finney foram os grandes expoentes.
Esses avivamentos deixaram legados maravilhosos na história, tais como crescimento da igreja, profundidade bíblica, ênfase em missões e educação, liberdade política e religiosa.
Os avivamentos sempre foram uma bênção para a Igreja.
Mas, o que é avivamento? “A restauração do povo de Deus após um período de indiferença e declínio”. K.J. Hardman.
“É a reanimação daqueles que já possuem vida”. C.E. Autrey.
Avivamento é o sopro de Deus trazendo vida ao seu povo, tirando-o de um momento de letargia, estagnação e comodismo.
Quando tomamos conhecimento desta história podemos lamentar dizendo: Que pena que não vivemos nestes momentos da Igreja.
Quem pena que não participamos destes grandes movimentos.
Mas, esta não é a melhor postura, porque podemos viver isso hoje.
Porque todo avivamento começa no coração do ser humano.
Porque todo avivamento começa no despertamento de alguns.
A questão é se você quer começar esta jornada de avivamento.
Um grande avivamento pode ocorrer hoje em seu coração.
No texto que lemos vemos o início da história de um rei que começou um jornada de avivamento e conduziu todo o povo de Israel para um grande despertamento espiritual.
Vamos falar sobre avivamento fazendo algumas perguntas:

I – Onde o avivamento começa?
A resposta é simples. A vida de Josias revela isto.
1 - Começa na busca sincera de Deus.
Começa no coração das pessoas que buscam a Deus sinceramente. O rei Josias buscou a Deus desta forma. O avivamento começa quando buscamos a Deus com mais fervor, com mais intensidade, com mais coração. Quando oramos mais, quando jejuamos mais.
2 – Começa no reposicionamento da Espiritualidade.
Na época de Josias o exercício da espiritualidade estava distorcido.
Josias desafia o povo a se purificar, lançando fora deuses estranhos.
Josias começa uma reparação no templo que estava esquecido.
Ele reposiciona a vida espiritual de Israel. Está faltando um reposicionamento da vida espiritual da humanidade atual.
É preciso reconduzir Deus ao centro de nossa vida.
3 – Começa na redescoberta da Palavra.
Quando estão reparando o templo eles acham o livro da lei que estava perdido. O povo estava vivendo no erro porque não conhecia a lei de Deus. Quando a redescobrem o avivamento vem.
É hora de redescobrirmos a palavra para que o avivamento venha.
Há lugar e hora para o avivamento vir. Hoje em seu coração.

II – O que o avivamento produz?
Há uma visão popular errônea sobre avivamento na atualidade.
A visão de que avivamento é histeria, gente caindo, pessoas gritando, dente de ouro, sopro, vômito santo, unção do riso.
Não quero entrar no mérito da questão e dizer se estas coisas são ou não são de Deus. Isso não compete a mim. Mas, o que posso dizer é que o avivamento bíblico é mais do que isso.
Avivamento não é só um momento que passa sem deixar marcas.
Mas, então o que o avivamento produz?
1 – Quebrantamento. Quando o rei Josias ouviu as palavras da lei ele rasgou as suas vestes. Ele se humilhou na presença de Deus.
Ele teve um profundo constrangimento diante de Deus.
O avivamento produz a convicção da fragilidade humana.
O profeta Joel desafia o povo a chorar diante de Deus. E não é chorar pelo que Deus não deu, mas pelo que não fizemos.
É hora de se humilhar, orar, buscar e se converter. 2 Cr. 7.14.
2 – Santidade. O rei Josias promoveu um grande ato santificador em Israel. Tiraram as abominações e fizeram aliança com Deus.
Que abominações há na sua vida? Com que você precisa romper?
O avivamento produz convicção de pecado. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais enxergamos nossa pecaminosidade.
3 – Vida Espiritual Vitoriosa. Josias, sem dúvida, usufruiu de uma vida espiritual vitoriosa. Você quer essa vida vitoriosa?
Quando somos avivados o Espírito de Deus assume o comando de nossas vidas, nos conduzindo para a vitória em todas as áreas.
E o Espírito Santo age sobrenaturalmente quando há busca coletiva, sistemática, unânime e intensa. Vamos deixar o Espírito Santo soprar. Vamos cultuar com a emoção do Espírito Santo, vamos agir com a graça do Espírito Santo, vamos vencer com a força do Espírito Santo, vamos evangelizar com o dinamismo do E. Santo.

III – Para onde o avivamento nos leva?
O avivamento genuíno nos leva para um estágio superior de vida cristã, compromisso com Deus e ação no mundo. Os avivamentos na história conduziram a Igreja para o melhor de Deus.
Nós precisamos de um avivamento, que começa no nosso coração, que pode chegar hoje na vida de cada um de nós.

Antes de estar num movimento de avivamento na história é preciso haver um movimento de avivamento em minha vida e coração.
Para onde o avivamento nos leva?
• Para o coração do pai.
• Para o centro da vontade de Deus.
• Para um nível superior de oração.
• Para o engajamento missionário.
• Para um novo estilo de adoração.
• Para uma nova obediência aos mandamentos de Deus.
• Para uma nova forma de administrar a vida financeira.
• Para as manifestações extraordinárias de Deus.
• Para uma vida bem sucedida em todos os sentidos.

Então comece hoje sua jornada de avivamento. Quantos estão dispostos a orar mais? Quantos estão dispostos a ler mais a palavra? Quando estão dispostos a jejuar? Quantos estão dispostos a abrir o coração nesta noite e dizer: Deus aviva a minha vida!
Pr. Adilson 07/2009


CONSAGRAÇÃO – O Caminho para Deus - 2 Cr 7.14 - ADVG 25012009
INTRODUÇÃO – Dia 11.01 eu ministrei aqui sobre como ter + intimidade com Deus. No domingo passado eu falei que DEUS QUER ESTAR CONOSCO, contando a experiência de Zaqueu. Hoje eu quero vos falar sobre como me consagrar a esse Deus que entrou na minha vida, que mudou minha história.
Observe, em primeiro lugar, a quem as palavras deste texto foram dirigidas: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome...”
Esta, definitivamente, não é uma palavra para os incrédulos, mas para a Igreja de Jesus. Nós, cristãos, somos as pessoas que temos o nome de Cristo sobre nós. Essa não é uma palavra dirigida para o mundo. É para o povo de Deus, para aqueles que se identificam com o seu nome.
Queridos, precisa haver uma interação entre o nome que trazemos e o que somos. Se não houver essa interação, o mundo não terá como descobrir o caminho da cruz, o caminho para fora de suas próprias trevas.
O primeiro passo, portanto, para a consagração é:
1 – HUMILDADE -“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar...”
A palavra no hebraico usada aqui para humilhar-se significa contrair-se, pegar algo que é grande e abaixá-lo, reduzir o seu tamanho. Não é uma palavra comum. É usada para descrever a águia que, planando lá no alto, resolve dobrar suas asas e voltar à realidade da terra, aqui embaixo.
Existem pessoas que são dominadas pelo cigarro, outras pela bebida ou drogas ou novelas ou internet ou pornografia. Algumas dessas coisas acontecem, também, com pessoas que já aceitaram a Cristo e até com alguns que são membros da Igreja.
O caminho para a libertação dessas coisas é a humildade.. Reconheça que você precisa de libertação, que por sua força você não conseguirá. DITADO – Os médicos dizem que o pior doente é aquele que não quer ser curado. E nós estamos no lugar certo, pois eu digo que a Igreja é um grande hospital. Portanto, aqui é o lugar de sua cura, de sua libertação. Deus pode te libertar nesta noite. Abra o seu coração e seja humilde.
Humilhar-se é desinflar a si mesmo.
Precisamos chegar a um ponto de realismo sobre o que é necessário para que Deus mostre a sua mão. Posso estar inchado com vaidade, achando que sou responsável pela obra de Deus ou que sou capaz de produzir alguma coisa. As Escrituras mostram claramente que nunca somos causa; somos meras ocasiões para que a obra de Deus aconteça.
É muito fácil começarmos a pensar que somos causa e assumir uma parte do crédito. Quando fazemos isso, Deus começa a se afastar, pois ao deixarmos a impressão que somos capazes sozinhos, estamos enganando os outros. Só existe uma esperança para o coração humano, e essa vem do próprio Deus em Cristo Jesus.
Portanto, a idéia de humilhar-se é desinflar a si mesmo ao ponto de saber muito bem que nossa única esperança está em Deus: se ele não agir, tudo será em vão, tudo será inútil.
Humilhar é reconhecer nossas limitações, é reconhecer que precisamos de ajuda. Quando oramos: “Pai nosso que está no céu”, nós estamos dizendo para Deus: “Senhor tu és infinitamente maior do que eu, pois estás no céu e eu na terra”. “Tu podes todas as coisas”.
Existem crentes que precisam se esvaziar de si mesmos.
ILUSTRAR – Um irmão me contou que há um tempo atrás entrou em sua loja uma crente que ficou insistindo para que ele fosse na igreja dela, mesmo ele dizendo que já congregava aqui na ADVG, aí ela lhe disse: “Nessa escola que você está eu já sou doutora”. A isso ele respondeu: “Ah, eu pelo contrário, sou dependente da misericórdia de Deus”. O que aquela mulher disse é simplesmente presunção. Em 2 Tm 3.1-5 Paulo diz que nos últimos dias, sobrevirão dias difíceis, pois os homens serão presunçosos, arrogantes, soberbos e em Pv diz que “a soberba precede a ruína”.
Se você está preso em algo que lhe prejudica servir a Deus, em algo que prejudica a sua consagração a Ele, SEJA HUMILDE e fale para Deus: “Senhor eu não consigo me libertar, me ajuda, pois eu quero me consagrar inteiramente a Ti”.
Existem também muitas pessoas que estão presas ao passado. Pessoas que tiveram uma infância difícil, uma adolescência marcada por feridas, abusos e outras coisas mais. Muitos estão presos pela amargura, ódio e outros presos em sentimentos de culpa.
Nesta oportunidade eu faço um apelo a você, deixe Cristo te libertar, confesse o seu pecado e consagre a sua vida a Ele. Permita que Ele e somente Ele seja Senhor absoluto de sua vida.


O segundo passo, para a consagração é:
2 – Orar e Me Buscar – Volto a falar sobre oração. ILUSTRAR – Em Lc 18 está escrito que Jesus contou uma parábola sobre O DEVER DE ORAR SEMPRE e nunca esmorecer. DEVER é a mesma coisa de obrigação. A parábola mostra que temos a obrigação de orar sempre. Se eu alimento o meu corpo físico todos os dias com pão, leite, arroz, feijão, carne, assim também eu preciso alimentar a minha alma diariamente. Um dos alimentos é a oração. “ORA QUE MELHORA”.
“Se o meu povo ... se humilhar, e orar, e me buscar...” O que devemos buscar? Não a bênção de Deus. Nem mesmo devemos buscar avivamento. Devemos buscar a Deus e a sua face, porque é dele que precisamos. Buscar a presença de Deus, a face de Deus. Ele quer estar conosco e fazer parte do nosso dia-a-dia. Isso já é o suficiente para que o avivamento venha juntamente com as bênçãos que precisamos.
O terceiro passo, para a consagração é:
3 – CONVESÃO – “e se converter de seus maus caminhos...”.
Hoje é tudo muito relativo. “A vida é minha e eu faço dela o que eu quiser”. Gente, Jesus disse: “Quem quiser salvar a sua vida a perdê-la-a: quem quiser perder a sua vida por minha causa, ESSE A SALVARÁ”.
ILUSTRAR – Em uma festa de crentes um irmão entrou com um litro de caninha 51. Queridos, tem alguns crentes dizendo por aí: “Eu vou beber todas, vou ficar com todas as meninas ou ficar com todos os meninos, eu quero é aproveitar a minha mocidade”. Ec. 11.9,10. “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; SABE, PORÉM, QUE DE TODAS ESTAS COISAS DEUS TE PEDIRÁ CONTA”. “Afasta, pois do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”.
Esse tipo de crente está querendo “salvar a sua vida”, então 2º o evangelho esse tipo de gente “vai perder sua vida”, e, esse perder que Jesus fala é um perder eterno, vai queimar no fogo eterno que nunca se apaga. Se não se arrepender vai sofrer muitas conseqüências desse sua semeadura até entender que para ser um cristão verdadeiro, um cidadão do céu tem que fazer morrer a natureza pecaminosa, tem que se converter a Cristo, tem que perder a vida aqui no mundo por causa de Jesus para de fato salva sua vida.
?Muitas vezes dizemos que somos convertidos, mas não temos atitudes convertidas.
Conversão é mudança de direção, é mudança de atitudes, é mudança de caminho. Se quisermos que aconteçam coisas diferentes em nossas vidas e continuarmos agindo como estamos agindo, então nada acontecerá além daquilo que já vem acontecendo.
Se quisermos que aconteçam coisas diferentes devemos ter atitudes diferentes. Antes de exigirmos respostas de nossas orações, temos de avaliar o nosso coração, porque Deus é claro ao dizer: "...e se converter dos seus maus caminhos...". Existem maus caminhos no coração do crente? Bem, se não existissem Deus não estaria exigindo esse quesito para responder nossas orações.
A rotina da vida cristã pode levar imperceptivelmente a um desviar-se do comportamento que caracteriza o convertido. A mesmice do dia-a-dia e a falta de desejo de procurar andar em novidade de vida fatalmente levam a uma racionalização das nossas atitudes não convertidas, de maneira tal que acabamos achando normais os comportamentos pecaminosos que vamos tendo.
Se converter dos maus caminhos significa dizer não ao pecado e sim a Jesus. Significa ser amigo de Deus e inimigo do mundo pecaminoso.
4 – AS PROMESSAS - “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Vocês perceberam a palavra ENTÃO. Esta palavra é uma conjunção subordinativa que une as duas orações. Veja bem: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” É elementar, as promessas que vem após o entao são para aqueles que cumprem com as condições da primeira das orações que formam este texto. PRÁTICA – Muitas das nossas orações não são respondidas porque não nos humilhamos, não oramos e, principalmente, não deixamos os maus caminhos. Esses maus caminhos se referem àquilo que fere o nosso relacionamento com Deus. Muitas vezes Deus nos fala: “Aquilo você tem que deixar”. “Aquilo você não pode”. E nós não damos ouvidos a Deus. Mas, se cumprirmos com a 1ª parte, ou com a nossa parte, Deus não deixará de forma alguma de cumprir com a parte d’Ele, pois ELE É FIEL.
“Perdoarei os seus pecados”.
Na verdade somente quando os crentes compreendem a sua real pobreza é que eles buscam os tesouros de Deus; quando compreendem sua fraqueza, vai buscar a fortaleza e o poder de Deus; quando compreendem O SEU PRÓPRIO PECADO, entende a necessidade de ser purificado pelo sangue de Jesus através da confissão.

Se nós a Ti confessarmos
E seguirmos em Sua luz,
Tu não somente perdoas,
Purificas também oh Jesus
Sim e de todo pecado
Que maravilha de amor
Pois, que mais alvo que a neve
O teu sangue nos torna Senhor.

ATENÇÃO – Temos que entender que a missão principal de Jesus aqui na terra NÃO FOI a de curar os enfermos, nem para ser partidor de herança, nem para dar casa para as pessoas, nem roupas e nem comida. Jesus Cristo veio a este mundo PRIORITARIAMENTE para salvar a humanidade de seus pecados. ILUSTRAR – Mc 2 – O paralitico que foi primeiro perdoado e depois curado de sua paralisia.
“E sararei a sua terra”.
Sarar a nossa terra é acrescentar aquilo que precisamos aqui na terra para viver com dignidade. A obra de Deus em nossa vida é completa.
Pr. Adilson 07/2009


SER COMO CRIANÇA - Mt 18.1-5 - ADVG2008

INTRODUÇÃO – Pelo que ele envolve e os ensinamentos que nos traz, este capítulo 18 de Mateus está entre os mais importantes do NT. Pode ser que a discussão entre os apóstolos de Jesus acerca de quem seria o maior, ou de quem ficaria a sua direita ou esquerda no reino dos céus, teria tido o seu estopim aceso quando os cobradores de impostos se dirigiram a Pedro, quando da entrada de Jesus com os discípulos em Cafarnaum registrada no capítulo anterior a este.
Olhe a preocupação dos discípulos, pois Jesus já lhes havia falado que o reino de Deus estava no meio deles, que não era um reino político como eles imaginavam. O reino de Deus ou reino dos céus é um estilo de vida onde Deus reina, onde Deus manda e, onde Deus manda aquele que quer grandiosidade, PRIMEIRO tem que ser humilde (SER COMO CRIANÇA). No reino dos céus quem é o maior não é o que aparece mais. No reino de Deus o único grande é o Senhor JESUS CRISTO e sabe como Ele mostrou Sua grandiosidade? Lavando os pés dos discípulos, antes da páscoa. Sabe como Ele mostrou Sua grandiosidade? Morrendo na cruz, a morte mais vergonhosa daquela época. Foi uma pergunta fora do contexto daquilo que Jesus estava ensinando, pois ao invés de perguntar como fazer para ser o maior, porque não perguntar como fazer para ser o menor.
NOTA – Queridos, na vida cristã TUDO COMEÇA AQUI, SER COMO CRIANÇA.
èHavia uma cabeça cultural naquela época, pois uma criança era uma moeda de troca, criança era considerada por muitos como uma “coisa”, como algo insignificante. Pais entregavam suas crianças para pagar dívidas e quando nascia uma menina, geralmente o pai a rejeitava e blasfemava. Muitas vezes as crianças queriam chegar perto de Jesus e os próprios discípulos as empurravam para que se afastassem. MAS O QUE REALMENTE ELE ESTAVA QUERENDO DIZER EM TORNAR-SE COMO CRIANÇA? QUAIS AS BOAS CARACTERÍSTICAS DE UMA CRIANÇA?
I – PROFUNDA DEPENDÊNCIA DO PAI – vv.2 – O versículo nos informa que Jesus colocou uma criança no meio deles, mas o evangelista Marcos, acrescenta informando que Ele (Jesus) a tomou em seus braços, mostrando com aquele gesto que uma criança tem profunda dependência do pai. (Mc 9.36) e lhes disse: “Querem entrar no reino dos céus? Em outras palavras, mudem de vida e tornem-se como essa “coisa” aqui, tornem-se como criança. Ele (Jesus) nos dá o modelo.
NOTA: Existe muita criança birrenta, mal-criada, que grita com os pais na frente dos outros, mas aqui Jesus está mostrando o outro lado da criança. A criança tem profunda dependência do pai.
ILUSTRAR – Quando eu era criança, morávamos na zona rural, o papai sempre vinha em Anápolis e de tarde quando dava a hora do ônibus chegar a gente corria para recebê-lo, para ver também o que ele havia trazido da cidade. Quando meus filhos eram crianças e eu estava em casa e ia sair, eles perguntavam: “Aonde o meu pai vai?”.”O que o meu pai vai fazer?”.
PRÁTICA – Queridos, quantas vezes nós nos julgamos fortes, independentes, auto-suficientes? Achamos que podemos, que resolvemos e que não precisamos de nada? Na verdade a vida nos ensina que somos pó. Diante das doenças, das catástrofes, da velhice, a gente percebe que na verdade nós somos fracos. Nós não somos aquilo que imaginamos que somos. Hino 187 de nosso hinário logo na primeira estrofe diz o seguinte:
Com tua mão segura bem a minha,
Pois eu tão fraco sou oh Salvador,
Que não me atrevo a dar nem um só passo
Sem teu amparo oh Jesus Senhor.
Essa é uma expressão de fraqueza, de dependência. Quando a gente se vê frágil e dependente ai é que eu sou forte, porque o poder de Deus vai vir ao encontro da minha fraqueza. Aí eu não vou depender de meu próprio braço e sim da graça de Deus. E quando eu vivo da graça de Deus o poder que nos aperfeiçoa não é o nosso, mas é o poder de Deus em nós. O apóstolo Paulo dizia que tanto o fazer como o realizar em nós vinha de Deus. E porque que vinha de Deus? Porque o fazer e o realizar em nossa vida é uma expressão da graça de Deus que encontra homens e mulheres frágeis, dependentes. E aí o Paulo diz que temos um tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de Deus.
Vejam bem: Dentro deste aspecto de que toda criança depende do Pai, existe dois quesitos interessantes.
1) Segurança – A criança no colo do pai se sente segura, protegida, tranqüila. Assim Deus quer que sejamos e fiquemos com relação a Ele; tranqüilos, seguros e quietos e que possamos dizer como o salmista. Sl. 131.2 “...como criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”. NOTA - Uma criança sempre espera que o pai intervenha nas situações de dificuldades. A criança tem o seu pai como um herói. Do pai ela sempre espera o melhor. Jesus poderia, com essas palavras, estar dizendo aos seus discípulos que com relação ao domínio romano, que eles ficassem tranqüilos e confiantes no Pai celestial, pois no momento certo Ele iria intervir.
ILUSTRAR - Lá na roça tinha um homem que se chamava João, mas todos o chamavam de “João Bobo”, mas de bobo, mesmo, ele só tinha o jeito de andar, e quando ele aparecia por lá, e o papai não estava, a gente corria dele e muitas vezes subia no pé de manga e ficava pensando: “Se meu pai estivesse aqui esse homem ia ver com ele”.
APLICAÇÃO – Talvez você esteja passando por muitas dificuldades hoje, as coisas andam meio cinzentas no trabalho ou em casa ou mesmo na Igreja que você pastoreia, situação financeira difícil e você até tem pensado em desistir de tudo, EU QUERO TE DIZER NESTA MANHÃ. Torne-se como criança e fique totalmente na dependência de Deus e com certeza, no momento certo Ele irá intervir na sua vida e vai mudar a sua situação.
ILUSTRAR – Ouvimos, dias atrás, o testemunho do Pr. Márcio acerca de seu trabalho naquela fábrica no Japão, de como Deus o mandou esperar, pois Ele interviria naquela situação.
2) Confiança – A criança confia sempre no que o pai diz, mesmo que muitas vezes acha que o pai é um chato ou um exagerado, mas ela no fundo confia no que ele diz.
Exemplo: Lembra quando seu pai comprava ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU mandando você beber e lhe dizendo que é bom pra saúde? Tinha que beber. O pai da Ebe, quando ela era menina dava pra ela e para os seus 11 irmãos creolina como lombrigueiro e tinha que beber, pois o cinto estava nas mãos dele para qualquer eventualidade. Tem hora que o pai é chato e diz coisas que não faz muito sentido, mas sempre ele diz o que é melhor para os filhos.
O filho sempre confia na palavra e nas promessas de seu pai.
ILUSTRAR – Quando buscava os meus filhos na escola, às vezes com muito atraso, eles não pegavam carona com ninguém porque eu lhes havia dito que iria buscá-los. Tarda mas não falha.
PRÁTICA – Muitas vezes nós passamos por provações que parecem não ter fim e que não vamos suportar. Eu quero te dizer, nesta manhã, é Deus nos dando óleo de fígado de bacalhau para tomar, pois toda provação tem o seu lado pedagógico. É Deus querendo nos ensinar lições; é Deus querendo o nosso crescimento espiritual. E aí nos lembramos o que ele nos diz em Sua Palavra no Sl 23: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo e a Tua vara e o Teu cajado me consolam”. SE O PAI FALOU, ELE CUMPRE. Creia, como uma criança, no que Ele te diz nesta manhã. “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” “Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.
“Eu cuido de você, diz o Senhor”. Se Deus nos prometeu podemos confiar, pois ELE É FIEL em todas as suas promessas. ATENÇÃO – Não há nada que Deus disse que faria que Ele não viesse a cumprir. ELE É FIEL.
Outra coisa que Jesus quis dizer sobre tornar-se como criança. É que a criança...
II – PERDOA E NÃO DÁ ESPAÇO PARA O RESSENTIMENTO –Vv. 23-35- No contexto deste capítulo Jesus conta a historia de um homem que devia 10.000 talentos e foi perdoado pelo seu credor e saindo encontrou um que lhe devia 100 denários, ou seja uma quantia irrisória diante da que ele devia e aquele homem subjugou o seu devedor e o encerrou na prisão até que lhe pagasse a divida... (terminar de contar a história). Os judeus tinham raiva dos romanos, mas o Senhor Jesus estava dizendo para eles: “Quer entrar no reino dos céus”. Se convertam e se tornem como crianças, perdoem as afrontas, as injúrias, as difamações, as indiretas e as diretas também.
NOTA: A criança sabe receber perdão e sabe, também perdoar, pois ela não dá espaço para o ressentimento. Provavelmente Jesus tem ali nos seus braços uma criança entre 4 e 7 anos e naquela época não existia pré-escola e elas não sabiam escrever e consequentemente não tinham uma cadernetinha para ir anotando algo assim: O Pedrinho xingou minha mãe, o Joãozinho me pisou anteontem e a Mariazinha me beliscou na semana passada. Uma criança briga com o coleguinha e 5 minutos depois, como que já esqueceu o motivo da briga e já está brincando novamente com o mesmo colega.
PRÁTICA - Queridos, Jesus nos deu exemplo lá na cruz do Calvário, dizendo: “Pai perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”. Vamos ser como crianças LIBERANDO PERDÃO COMO TAMBÉM PEDINDO PERDÃO quando necessário, mas mesmo se o ofensor não nos pediu perdão vamos liberar o perdão, pois além de estarmos promovendo um bem para as nossas emoções é para que o Senhor também nos perdoe as ofensas.
Duas coisas podemos observar concernente ao perdão:
1) O perdão liberta - A proposta de Cristo, acerca do perdão, é libertadora. A maior vingança contra um inimigo é perdoá-lo. Ao perdoá-lo, nos livramos dele, pois ele deixa de ser nosso inimigo. Caso contrário, ele dormirá com você e roubará seu sono, comerá com você e destruirá seu apetite. O maior favor que fazemos a um inimigo é odiá-lo ou nos sentirmos magoados com ele. O ódio e a mágoa cultivam os inimigos dentro de nós.
2) Perdoar é expressar a arte de amar. Perdoar alivia tanto os sentimentos de culpa como as mágoas. O sentimento de culpa fere a emoção. A mágoa corrói a tranqüilidade.
Segundo o Dr. Augusto Cury sem a psicologia do perdão, as pessoas que nos decepcionam vão se tornando “monstros” no solo de nosso inconsciente. Se essa imagem “monstruosa” for grande, será capaz de controlar nosso encanto pela vida, desempenho social e intelectual, principalmente se conviermos cotidianamente com ela. Assim quando perdoamos o ofensor estamos, verdadeiramente, expressando o amor de Deus que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5.5).
PRÁTICA - Querido, se você tem mágoas no seu coração por uma ou mais pessoas libere o perdão para essas vidas ainda nesta manhã, pois com certeza você além de sair daqui aliviado, livre de um peso, a sua vida irá mudar, pois certamente esta é a vontade de Deus para nós. Quando uma criança é ferida o que ela faz? Corre para os braços do Pai. Se você foi ferido faça isso também, corra para os braços do Pai celestial.
CONCLUSÃO
Para ser como criança admita:
• Preciso de mudança
• Confesse o conflito que você tem tido com: orgulho, ressentimento e indiferença. Libere perdão.
• Deixe-se ser trabalhado por Deus.

Talvez você pode estar pensando aí: “Pastor há coisas que eu não posso mudar, eu não consigo”. Mas eu te digo que: “Você não pode, mas Deus pode, você não consegue, mas Deus consegue”. Deixe-se ser trabalhado por Deus. Ser como criança é: depender totalmente do Senhor, confiar no que Ele diz e perdoar.
Jesus trouxe a criança para perto de si. Ele quer trazer você para perto dele.
Existem três tipos de pessoas aqui:
- Aquele que está voando alto, pois já compreendeu o que é ser criança.
- Aquele que está clamando, pois a luta está grande e parece que o Senhor não está vendo e ouvindo. Parece que o remédio é muito forte, mas o Senhor te diz: “É bom pra você, para você ser espiritualmente forte”.
- Aqueles que estão duvidando e dizendo: “Será que vale a pena servir o Senhor”. “Será que vale a pena clamar a Cristo?”. Talvez você esteja com medo, o Senhor te diz não temas, Eu sou contigo e quero te ajudar.
APLICAÇÃO - A criança se destitui de tudo que ela tem e de tudo que ela sonha por causa do pai, o pai é o foco dela. QUER SER GRANDE, no reino dos céus? Se converta, mude sua cabeça.
Pr. Adilson - 07/2009


Ainda há tempo...
Quantas vezes não temos tempo para parar e amar, e receber o amor que nos é ofertado! Talvez quando acordarmos possa ser tarde demais... Mas ainda há tempo! Porque o tempo de Deus é (kairós) e Ele não está com pressa!
Tenho percebido que Jesus viveu de modo não apressado, permitindo ter consciência do que estava acontecendo em volta dEle e escutando a necessidade dos outros. Analisando tudo o que Jesus fez não encontro razão pra dizer que Ele já correu de uma coisa a outra ou foi impaciente com as pessoas que não estavam movendo tão rapidamente como Ele desejava. Assim é conosco também.
Precisamos este tipo de calma e sensitividade espiritual se quer ter
consciência do que está acontecendo em volta de nós e conhecer as necessidades dos outros.
Ser apressado se tornou uma doença de proporção epidemiológica na sociedade atual. Como exemplo o transtorno que é a temporada de férias. Este é um problema que cria estresse e termina não somente nos afetando, mas também a todo mundo à nossa volta.
Se nós queremos estar em paz com nós mesmos e desfrutar uma vida diária com Deus, nós precisamos constantemente parar de nos apressarmos de uma coisa para outra. Em artigo anterior falamos sobre “SEARA” (Sistema Evangelístico Real de Acesso), que significa ser um modelo com planejamento, para aproximar aos outros do evangelho equilibrado e inteligente.
Buscar o equilíbrio de Deus é o fator primordial para ajudar a cicatrizar a “doença” da pressa na vida. “Como o homem pensa no seu coração, assim eleé” (Provérbios 23.7). Quando nós temos pressa, nós freqüentemente cometemos erros que terminam nos custando mais tempo no final do que se tivéssemos permanecido calmos. Seguir o padrão de Deus é melhor. “Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade” (Provérbios 21.5).
Precisamos evitar o máximo possível em pensar ter que correr. Para que os efeitos negativos não afetem os nossos relacionamentos. Quando temos uma mente apressada, nós não estamos prontos a escutarmos e sermos sensíveis para as necessidades e desejos dos outros.
Quando pensamos na evangelização dos povos notamos que a gente quer ver coisas extraordinárias acontecerem, pela razão ou pela nossa capacidade intelectual. Mas não é bem assim! Precisamos da razão sim! Mas não vamos atingir os nossos objetivos enquanto você e eu não mudar os padrões de pensamentos prejudiciais. E a maneira mais prudente de mudarmos é fazendo confissões positivas.
“Alimenta-nos de manhã com teu amor, até ficarmos satisfeitos,...” (Salmo 90.14 NTLH). Experimente ao levantar-se pela manhã e perceber que está se sentindo apressado e diga eu preciso está contente porque não tenho que correr. A Bíblia nos ensina “a chamar à existência as coisas que não existem, como se existissem” (Romanos 4.17 NVI). Quando nós dizemos, “eu estou tão doente e cansado de estar em correria o tempo todo”, nós podemos estar estipulando um fato, mas nossas circunstâncias podem mudar.
Deus tem um caminho melhor para nós vivermos e ele começa com o desenvolvimento diário no hábito de dizer o que você quer ter, não o que você atualmente tem. Dê um passo de fé e comece declarando o que você quer ter, não só o que você têm mas o que você pretende ter. Lembre-se. Sem correria! Nós podemos sempre fazer o que fomos chamados para fazer, mas não podemos fazer tudo que gostaríamos de fazer. E certamente nós não podemos sempre fazer o que outras pessoas esperam que a gente faça. Nós temos limites! Nós precisamos saber quais são nossos limites e não ficarmos envergonhados de admiti-los.
Deus nos deu presentes, talentos, energia e graça para fazer o que Ele quer que façamos. Muitas vezes nós nos apressamos fazendo coisas que Deus nunca pediu para que nós fizéssemos, isto nos distancia de sermos nós mesmos e bloqueia o nosso desfrutar da vida cristã. O equilíbrio vai nortear o nosso padrão de testemunho na evangelização. Em tudo que vamos fazer ou realizar precisamos não ultrapassar limites.
Em nossa vida temos limites que nos leva ao equilíbrio de não tentar fazer mais coisas do que poderíamos fazer. Deus alerta você sobre isso dizendo: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, {...} anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8 NTLH). Em outras traduções: sejam equilibrados..., quando estamos fora de equilíbrio estamos vulneráveis. Mas creio que o inimigo não vai devorar aquele que estiver nos limites de sua consciência vivendo a vida cristã diária.
O tempo de conquistar chegou. Fuja da doença da pressa, e aprenda a viver pelo ritmo de Deus ao invés de viver no ritmo do mundo. Mude o caminho pelo qual você começa o seu dia. Examine seus pensamentos e aprenda a viver dentro dos seus limites.
O mundo está acabando, e, aos nossos olhos por mais que tenhamos facilidades de comunicação, mais parece que aumenta a dificuldade no que diz respeito à pregação do evangelho. Não devemos nos apressar e fazer a nossa própria força. Fazer sim, ao modo de Deus. É o modo de Deus que vai prevalecer.
O século XXI já está comprovado que o viver é um viver acelerado. No entanto onde se encaixa o ritmo de Deus? É uma constante. Jesus cumpriu esse ritmo no tempo determinado por Deus. Não somente numa temporada de férias, ou que a igreja faça acontecer algum evento para que você seja mobilizado a tomar iniciativa de testemunhar, mas numa plenitude do tempo de Deus. É assim que esperamos você na igreja on-line. Não tenha pressa, tudo vai acontecer dentro do tempo de Deus. O nosso Tempo é: kronos que é o mesmo que cronômetro, relógio.
O tempo de Deus é: kairós. Não tem limites! Deus é o Senhor do tempo.
A resposta para o mundo atual é Jesus.
Quando você e eu deixar brilhar a luz de Jesus em nossas vidas, sem pressa, sem medo, sem ser religioso. A sua vida vai falar mais alto onde você estiver dentro dos seus limites fazendo o que tem que fazer com amor e alegria usando o seu talento natural e espiritual, energia e graça. Tudo que entender ser de Deus, para que o mundo veja Cristo em você.
Reinaldo B. Sousa - 22/10/2007 - disponivel em www.igrejaevangelicavirtual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário