terça-feira, 22 de março de 2011

Ainda há tempo...



Por: Reinaldo Sousa – Miss.IPAG (Igreja Presbiteriana Avivada de Guarulhos)
Quantas vezes não temos tempo para parar e amar, e receber o amor que nos é ofertado! Talvez quando acordarmos possa ser tarde demais... Mas ainda há tempo! Porque o tempo de Deus é (kairós) e Ele não está com pressa!
Tenho percebido que Jesus viveu de modo não apressado, permitindo ter consciência do que estava acontecendo em volta dEle e escutando a necessidade dos outros. Analisando tudo o que Jesus fez não encontro razão pra dizer que Ele já correu de uma coisa a outra ou foi impaciente com as pessoas que não estavam movendo tão rapidamente como Ele desejava. Assim é conosco também.
Precisamos este tipo de calma e sensitividade espiritual se quer ter
consciência do que está acontecendo em volta de nós e conhecer as necessidades dos outros.
Ser apressado se tornou uma doença de proporção epidemiológica na sociedade atual. Como exemplo o transtorno que é a temporada de férias. Este é um problema que cria estresse e termina não somente nos afetando, mas também a todo mundo à nossa volta. Se nós queremos estar em paz com nós mesmos e desfrutar uma vida diária com Deus, nós precisamos constantemente parar de nos apressarmos de uma coisa para outra. Em artigo anterior falamos sobre “SEARA” (Sistema Evangelístico Real de Acesso), que significa ser um modelo com planejamento, para aproximar aos outros do evangelho equilibrado e inteligente. Buscar o equilíbrio de Deus é o fator primordial para ajudar a cicatrizar a “doença” da pressa na vida. “Como o homem pensa no seu coração, assim eleé” (Provérbios 23.7). Quando nós temos pressa, nós freqüentemente cometemos erros que terminam nos custando mais tempo no final do que se tivéssemos permanecido calmos. Seguir o padrão de Deus é melhor. “Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade” (Provérbios 21.5).
Precisamos evitar o máximo possível em pensar ter que correr. Para que os efeitos negativos não afetem os nossos relacionamentos. Quando temos uma mente apressada, nós não estamos prontos a escutarmos e sermos sensíveis para as necessidades e desejos dos outros.
Quando pensamos na evangelização dos povos notamos que a gente quer ver coisas extraordinárias acontecerem, pela razão ou pela nossa capacidade intelectual. Mas não é bem assim! Precisamos da razão sim! Mas não vamos atingir os nossos objetivos enquanto você e eu não mudar os padrões de pensamentos prejudiciais. E a maneira mais prudente de mudarmos é fazendo confissões positivas.
“Alimenta-nos de manhã com teu amor, até ficarmos satisfeitos,...” (Salmo 90.14 NTLH). Experimente ao levantar-se pela manhã e perceber que está se sentindo apressado e diga eu preciso está contente porque não tenho que correr. A Bíblia nos ensina “a chamar à existência as coisas que não existem, como se existissem” (Romanos 4.17 NVI). Quando nós dizemos, “eu estou tão doente e cansado de estar em correria o tempo todo”, nós podemos estar estipulando um fato, mas nossas circunstâncias podem mudar. Deus tem um caminho melhor para nós vivermos e ele começa com o desenvolvimento diário no hábito de dizer o que você quer ter, não o que você atualmente tem. Dê um passo de fé e comece declarando o que você quer ter, não só o que você têm mas o que você pretende ter. Lembre-se. Sem correria! Nós podemos sempre fazer o que fomos chamados para fazer, mas não podemos fazer tudo que gostaríamos de fazer. E certamente nós não podemos sempre fazer o que outras pessoas esperam que a gente faça. Nós temos limites! Nós precisamos saber quais são nossos limites e não ficarmos envergonhados de admiti-los. Deus nos deu presentes, talentos, energia e graça para fazer o que Ele quer que façamos. Muitas vezes nós nos apressamos fazendo coisas que Deus nunca pediu para que nós fizéssemos, isto nos distancia de sermos nós mesmos e bloqueia o nosso desfrutar da vida cristã.
Na IPAG, temos buscado sempre o equilíbrio em todas as áreas na vida da igreja com base na Palavra de Deus. O equilíbrio vai nortear o nosso padrão de testemunho na evangelização. Em tudo que vamos fazer ou realizar precisamos não ultrapassar limites. Em nossa vida temos limites que nos leva ao equilíbrio de não tentar fazer mais coisas do que poderíamos fazer. Deus alerta você sobre isso dizendo: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, {...} anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8 NTLH). Em outras traduções: sejam equilibrados..., quando estamos fora de equilíbrio estamos vulneráveis. Mas creio que o inimigo não vai devorar aquele que estiver nos limites de sua consciência vivendo a vida cristã diária. O tempo de conquistar chegou. Fuja da doença da pressa, e aprenda a viver pelo ritmo de Deus ao invés de viver no ritmo do mundo. Mude o caminho pelo qual você começa o seu dia. Examine seus pensamentos e aprenda a viver dentro dos seus limites.
O mundo está acabando, e, aos nossos olhos por mais que tenhamos facilidades de comunicação, mais parece que aumenta a dificuldade no que diz respeito à pregação do evangelho. Não devemos nos apressar e fazer a nossa própria força. Fazer sim, ao modo de Deus. É o modo de Deus que vai prevalecer. O século XXI já está comprovado que o viver é um viver acelerado. No entanto onde se encaixa o ritmo de Deus? É uma constante. Jesus cumpriu esse ritmo no tempo determinado por Deus. Não somente numa temporada de férias, ou que a igreja faça acontecer algum evento para que você seja mobilizado a tomar iniciativa de testemunhar, mas numa plenitude do tempo de Deus. É assim que esperamos você na igreja on-line. Não tenha pressa, tudo vai acontecer dentro do tempo de Deus. O nosso Tempo é: kronos que é o mesmo que cronômetro, relógio. O tempo de Deus é: kairós. Não tem limites! Deus é o Senhor do tempo.
A resposta para o mundo atual é Jesus.
Quando você e eu deixar brilhar a luz de Jesus em nossas vidas, sem pressa, sem medo, sem ser religioso. A sua vida vai falar mais alto onde você estiver dentro dos seus limites fazendo o que tem que fazer com amor e alegria usando o seu talento natural e espiritual, energia e graça. Tudo que entender ser de Deus, para que o mundo veja Cristo em você.
Reinaldo B. Sousa -
Bacharel em Teologia; Pós Graduado em Aconselhamento Cristão pelo: Seminário Teológico Batista do Sudeste do Brasil e Miss. Evangelista, associado ao Projeto Filme Jesus da Cruzada Estudantil e a AMME “Livro da Vida”. Membro do IINJP-Br (Juiz de Paz Brasil).
.Igreja Evangélica Virtual DEUS TODO PODEROSO

"Tudo para honra e glória do Senhor Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário