sábado, 12 de fevereiro de 2011

Natural e sobrenatural


autor: Antonio Carlos

A vida cristã é cheia de contradições ou poderíamos afirmar que a vida cristã está envolta em um grande mistério. A vida espiritual é basicamente um mistério porque o nosso Deus também é um mistério. Seria, no mínimo, muito estranho ter um Deus que é um mistério e esperar que a vida fosse normal.
Nós vivemos num outro limiar. Por isso, as contradições precisam ser vistas, analisadas e recebidas, não na mesma dimensão dos seres humanos “normais”. Parece-me que, na visão do Apóstolo Paulo, existe duas dimensões de vida: carnal e espiritual (1 Co 3.1). A operacionalidade da dimensão carnal é um tanto quanto óbvia e dela não precisamos falar muito, afinal temos, nessa dimensão, a maior parte das nossas experiências. Ou seja, estamos por demais familiarizados com a carne e seus rigores tirânicos.
O desafio, portanto, é viver debaixo das observâncias de uma dimensão que extrapola a normalidade (carne). Essa dimensão não pode ser descrita com precisão, pois “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9). É, todavia, na dimensão desse outro mundo que analisamos as circunstâncias, eventos e fatos que nos cercam e nos dizem algo sobre nossas vidas.
Seria muito apropriada uma leitura de 1 Coríntios 2.6-16. Nesse texto, Paulo está ensinando algo que nos libertaria por completo das influências nefastas de pensamentos detestáveis e pequenos. Somos completamente influenciáveis pelas idéias que fazemos dos fatos, porque não temos grandeza espiritual suficiente para compreender que nenhum fato tem o poder de modificar aquilo que jamais poderá ser modificado, isto é, a nossa posição diante de Deus.
Veja que, no texto mencionado acima, Paulo afirma que “nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus” (v. 12). Ora, se temos esse Espírito, então isso significa que as coisas desse mundo estão aquém daquela esfera espiritual que vivemos. Percebe-se, então, que as duas dimensões não se cruzam, pois são antagônicas. A pessoa espiritual, conclui Paulo, não é afetada pelos eventos das coisas carnais, ou seja, desse mundo.
Quando eu e você entendermos essa verdade, podemos ter a mais absoluta certeza de que estamos no caminho para a maturidade cristã e mais próximos do caráter de Cristo em nós. Estaremos mais pertos do ideal paulino, de que morremos para o mundo e o mundo morreu para nós.
Qual das duas dimensões controla a sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário